02 novembro 2011

Cronograma capilar

 Olá meninas, vou postar agora uma coisa muito bacana pra vocês, o cronograma capilar. Muitas vezes a gente vive hidratando o cabelo, ele até melhora, mas fica a sensação que vocês estão fazendo tudo errado, pois não dá muito resultado, ou então enche o cabelo de queratina, achando que o cabelo vai melhor, e piora. Agora seus problemas acabaram *---*
O tratamento é feito em três fases: Hidratação (Reposição Hídrica); Nutrição, (Reposição Lipídica), e Reconstrução (Reposição Protéica). O tratamento tem que ser feito nesta ordem, NUNCA SE COLOCA PROTEÍNA NUM CABELO DESIDRATADO OU RESSECADO, primeiro você tem que hidratar com cremes de hidratação simples e de formulação aquosa, e depois cremes ricos em lipídios, ou seja óleos e manteigas, de consistência cremosa e oleosa e depois cremes reconstrutores, de consistência mais firme.
Pra quem é indicado?
Pra quem não pode dar uma estrelinha que o cabelo fica no chão, para cabelos que passaram por corte químico, cabelos ressecados, porosos, quebradiços, detonados, esfarrapados ou simplesmente pra vc que nasceu dhyva e quer apenas dá um up.. /sonhafia.
Tipos de Máscaras:
Hidratante:
Hidratar consiste em repor a água perdida pelo fio. Retêm a umidade sobre a citícula, melhorando sua maleabilidade e flexibilidade.
Usa-se nessa etapa as linhas mais simples, facilmente encontradas em supermercados/farmácias. Produtos usados nessa etapa: Shampoo, Máscara/Ampola, Condicionador, leave in(opcional).
Marcas:
Capicilin, Careliss, L'oreal, Pantene, Dove, Nazca, Novex, Garnie, etc.
Hidratação Maizena, hidratação Deleite.
Bepantol(junto as máscaras)

Busque tudo o que seja realmente hidratante, do shampoo ao leva in. Hidrate os cabelos conforme o tempo indicado no produto, evite passar silicones no cabelo todo, para não sufocar o fio, utilize cremes sem enxágüe bem levinhos, se puder evite o uso do secador.
Nutrição:
Nutrir consiste em repor os nutrientes perdidos pelo fio. Promovem uma reposição lipídica do fio. Você pode também usar uma máscara comum e promover uma UMECTAÇÃO 
Teem como principios ativos óleos de manteiga de karité, girassol, semente de uva...Trata-se entretanto, de produtos mais potentes que os da hidratação, pois toda nutrição hidrata, mas nem toda hidratação nutre.
Deixando claro, também, que aqui há um investimento maior que na hidratação.
Marcas/produtos:
Linha nutritiva Amend Gold Black, linha Vita A Vitavinho (tem outra tb, uma verdinha), Nutrição Celular Acquaflora, Nutrição Absoluta da Niely (linha da Angelica q o Hulk entra na propaganda), Avon Naturals papaya e kiwi, Kerastase Nutridefense(o zói da cara, tô dizendo logo) e a queridinha da comu, quem ganha quase com unanimidade é a dupla dinamica Rigen + Real Cream ph4 ambos da Alfaparf.
Não podemos esquecer ainda, a UMECTAÇÃO,  que se encaixa nessa fase.
Procurem por produtos livres de óleo mineral(mineral oil), parafina líquida(paraffinum liquidum), vaselina líquida e petrolatum pois vai só maquiar seu cabelo e ainda dificultar que outros produtos penetrem no fio, pois esse componetes não são solúveis.
Reestruturante:
 queratina(Seus aminoácicos, Cisteina, serina , prolina, argilina), proteínas hidrolisadas
Reconstrução:
queratina(Seus aminoácicos, Cisteina, serina , prolina, argilina), Colágeno
Na verdade existe um monte de procedimentos de reconstrução capilar com dezenas de formas diferentes de fazer, mas, antes de optar por qualquer um tipo você deve identificar qual é a necessidade do seu fio. Ele está poroso? Quebradiço? Está caindo por perda de matéria? Emborrachado? Ou você só quer fazer uma reconstrução preventiva? Cada caso é um  caso.
Marcas/Produtos:
Reposição de massa capilar RMC Azul Amend Gold Black, Anti-Age ÉH, Salva Fios Vita A, Glicopan (em breve postagem sobre o glicopan), Tratamento Intensivo da Vizcaya, Reposição de Massa Capilar Salon Line - Aroma do Campo, Midollo,Age Recharge kérastase, Cauterização Molecular Loreal Professional, cauterização
Ordem:
Não há uma ordem extremamente correta; na verdade há 2 tipos de cronograma há ser feito, escolha o seu e seja feliz, ou alguém com mais paciência entendimento capilar que eu pode explicar a vocês. Consistem em duas formas:
Primeira Forma:
Primeira Semana: hidratar / hidratar / nutrir;
Segunda Semana: hidratar / hidratar / nutrir;
Terceira Semana: hidratar / hidratar / reconstruir.
Após a terceira semana, o ciclo recomeça.
3 x na semana, ou seja: segunda, quarta e sábado ,por exemplo.
Segunda forma:
Hidratar - pausa 48hrs. O ideal é q se pause 72hrs, ou seja, 3 dias sem lavar o cabelo.  Pode molhar, pode amarrar, pode botar atrás da orelha,pode fazer chapinha, pode banhar de piscina, pode só molhar pra refrescar, só não pode L-A-V-A-R.
Nutrir - pausa 48 hrs;
Reconstruir - pausa 48 hrs.
   

Peguei o texto todo da comunidade hidratação capilar 
Eu faço cronograma já faz algum tempo, e já tive melhoras no meu cabelinho que ta bem castigadinho pelo uso de químicas. Tem que ter disciplina, e saber que tem que hidratar, nutrir, reconstruir. Se o seu cabelo está castigadinho, não adianta somente hidratar, o cabelo precisa também de nutrição e reconstrução. Tenha fé que tudo dá certo rs

Até a próxima,
xoxo ;*


2 comentários:

princess pinkzinha disse...

AMEI ESSA DICAS MARAAAAA!!!!
NADA MELHOR DO QUE DICAS PRA CABELOS!
SEGUINDO AKI FLOR^^
DA UMA PASSADINHA LA NO MEU BLOG FLOR
TO PARTICIPANDO DE UM CONCURÇO E PRECISO DA SUA AJUDA:)
http://princesspinkzinha.blogspot.com

obrigada desde já

BJS PINK

Caroline disse...

ah muito obrigada, já estou te seguindo tbm flor :D
beijos